Iuiu comemora 28 anos de emancipação política nesta sexta 24 de fevereiro
23/02/2017

O município de IUIU no sudoeste da Bahia, completa 28 anos de emancipação política nesta sexta-feira 24 de fevereiro de 2017. Distrito criado com a denominação de Iuiú, pela lei estadual nº 8681, de 17-10-1933, com desmembradas do extinto distrito de São João dos Gerais e anexado ao município de Carinhanha. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Iuiú, figura no município de Carinhanha. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01.07.1960. Pela lei estadual nº 1563, de 29.11.1961, o distrito Iuiú, foi transferido do município de Carinhanha, para constituir o novo município de Malhada. Em divisão territorial datada de 31.12.1963, o distrito de Iuiú, figura no município de Malhada. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Iuiú, pela lei estadual nº 4833, de 24.02.1989, desmembrado de Malhada.

Em conversa com o prefeito de Iuiu, Reinaldo Barbosa de Goes ( PSD ), que nos falou da alegria de governar pela terceira vez este município, embora sabendo do grande desafio pela crise que afeta o país, e consequentemente a municipalidade iuiuense. Ainda sobre o aniversário de emancipação política, o gestor disse “ mesmo com todas as dificuldades, e a situação do município e seus moradores, com essa seca que assola o semi-árido baiano, não deixaria passar em branco esta data tão importante, e estaremos realizando uma grande alvorada na manhã desta sexta-feira festiva 24 de fevereiro, e durante todo o dia uma grande Gincana, e ainda estaremos entregando à toda população, o prédio reformado da prefeitura municipal, além é claro do nosso Hospital Municipal Edvaldo Magalhães, reformado através de um mutirão realizado por moradores da nossa cidade, demostrando o seu amor a nossa terra “. À tarde, o bloco carnavalesco Vitória Ramos, percorerá as ruas da nossa cidade, acompanhada por uma fanfarra, animando a todos, e anunciando o carnaval com marchinhas de antigos carnavais, isso acontece pela 6ª vez, e já é uma tradição, pois a saudosa Vitória Ramos o fazia com muita alegria esse esquenta do carnaval. E a noite, na avenida Belo Horizonte, ao som de Bebeto e banda de Iuiu, e Skema Ligth de Carinhanha animarão os foliões nesta data festiva”.